google-site-verification: googlecfe2bd648665984a.html

Edificio Platinum - R. Barão de Jaceguai, 1708 - Sala 44 - Vila Oliveira, Mogi das Cruzes - SP, 08780-100

  • (11) 4796-1315
  • Atendimento On-line
  • idiomas

Correspondente Bancário

O correspondente bancário é uma pessoa jurídica, que pode ser uma firma, uma empresa, uma instituição ou alguma associação que atue como agente intermediária entre as entidades bancarias e os clientes particulares. Também são correspondentes bancários qualquer entidade financeira que atue do mesmo jeito explicado anteriormente, é dizer qualquer das entidades financeiras que estiverem autorizadas pelo Banco Central a operarem com os clientes finais. Não significa que os bancos somente vão realizar esta atividade, entre todas as tarefas que dia ao dia realizam também vão ter a atividade de correspondente bancário.

Segundo as Resoluções Bacen Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano 2003,qualquer correspondente bancario vai poder prestar uma ampla variedade de serviços para instituições bancarias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Entre esses serviços encontram-se: serviços de cobranças, analises de cadastro e de crédito, ordens de pagamentos, solicitações de financiamentos, solicitações de empréstimos pessoais e para empresas, propostas de aberturas de contas de depósitos à vista, atividades de processamento de datos, solicitações de aberturas de contas de poupança, recebimento e pagamento de contas, aplicação e resgastes em fundos de investimentos, propostas de aberturas de contas a prazo, solicitações de cartões de débito e crédito para homens e mulheres trabalhadores, também pedidos de cartões de débito e crédito para aposentados e em alguns casos para universitários.

Caso de querer a contratação dos serviços de correspondente bancário, as entidades financeiras e os bancos vão ter que elaborar contrato com a firma interessada onde constem certas cláusulas. Dentro destas cláusulas não podem faltar as seguintes: garantir o total acesso do Banco Central do Brasil aos dados, informação, documentação com respeito à firma contratada e relativo às suas transações e operações e garantir a responsabilidade da entidade autorizada pelo Banco Central do pais pelos serviços prestados pelo correspondente bancário.

O correspondente bancário tem algumas proibições, que deverá cumprir. Algumas destas proibições são que o correspondente bancário não poderá efetuar adiantamentos a serem liberados pela entidade bancaria ou pela instituição financeira, também não poderá realizar cobranças de qualquer tarifa por sua conta pelos serviços de intermediação oferecidos, o correspondente bancário não vai poder emitir ao seu favor títulos ou carnês relativos aos serviços que ele mesmo está prestando, e também não poderá o correspondente bancário dar garantia nas operações prestadas.

icone-whatsapp 1

Confiança, transparência e credibilidade são os pilares do nosso Atendimento!

nossa equipe está à sua disposição!

entre em contato